sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Primeiro Triunvirato

Em 59 a.C., os três homens mais poderosos de Roma, Júlio César, Pompeu e Crasso, firmaram um acordo táctico denominado triunvirato (governo de três pessoas), para dividir o governo. A palavra triunvirato deriva de dois radicais do latim: trium- (três) e vir (homem).
Júlio César era um cônsul que fora eleito por volta de 50a.C, Pompeu foi um grande general, aclamado por suas conquistas e Crasso era reconhecido como o homem mais rico de Roma. Os motivos desta união era puro interesse, onde Pompeu precisava de terras para distribuir à suas Legiões veteranas de combate, Crasso queria apoio para uma guerra contra os Persas e Júlio César apoio para combater os Gauleses ao norte. De facto isto aconteceu, onde Júlio César conseguiu terras para as legiões veteranas, Pompeu incentivou a batalha de César contra os Gauleses e Crasso fora beneficiado judicialmente a partir de tudo isso.
Gaius Julius César parte para o combate contra os Gauleses e nisso, Pompeu e Crasso são eleitos Cônsules , o que proporciona um apoio e prolongamento do comando de César no norte da Gália e fundos para a guerra de Crasso contra o império Parto.
Em 53 a.C, a sobrinha de Gaius Julius César que era a esposa de Pompeu morre, enfraquecendo as relações entre os generais. Nesta época, Crasso é morto na batalha de Carras, contra o império Persa.

Na Gália, César tinha derrotado os Gauleses, capturando o líder gaulês, Vercingétorix, e avançado pelas florestas Germânicas até as ilhas Britânicas, aumentando consideravelmente as fronteiras Romanas.
Por sua vez, Pompeu, aliara-se as mais conservadores que temiam a ambição de César. As relações continuavam a piorar com o casamento de Pompeu com Cornélia Metélia ( filha de um inimigo de Julius César), o que levou ao início da Guerra Civil.
Quando Pompeu ordena que César regresse a Roma para ser julgado, este último reúne o apoio de suas legiões e marcha sobre Roma. " Alea Jacta Est!" ( Que os dados estejam lançados) palavras de César quando cruzou o rio Rubicão.
Os seus principais opositores fugiram para o sul da península Italiana e para a  Grécia, bem como a reorganização de Roma e dos seus exércitos depois das vitórias iniciais, Julius César parte para a Grécia onde o derrota na batalha de Dyrrhachium e novamente na batalha de Farsalo.
O primeiro triunvirato estava finalmente dissolvido, a república terminava e tornava-se agora em uma Ditadura comandada por Gaius Julius César, tendo como Magister equestris, Marco António.


Júlio César                                      Pompeu                                      Crasso                                          

Sem comentários:

Enviar um comentário